UCI revelou detalhes do Campeonato Mundial de Snowbike 2024.
Falta menos de um mês para a primeira edição do Campeonato Mundial de Snow Bike. A UCI revelou novos detalhes sobre o evento, que acontecerá em fevereiro em Châtel, nos alpes franceses.
Os títulos de Campeão Mundial serão disputados em duas categorias de corridas: a Super-G e a Dual Salom, tanto na feminina quanto masculina. Ambas as corridas serão abertas a todos os titulares com licença das federações nacionais afiliada à UCI, que tenham 17 anos de idade ou mais. Cada país pode inscrever no máximo 15 pilotos por gênero para o evento. A UCI espera atualmente publicar a lista de pilotos inscritos em 1º de fevereiro.
A corrida Super-G consiste em uma corrida de 1.957 metros com uma descida íngrime, com cerca de 600 metros de altitude. Para quem conhece Châtel, será nas pistas Aity e Stade Linga. A corrida Super-G funciona como prova classificatória para a outra categoria, a Dual Slalom.
A Dual Slalom, por usa vez, pode ser comparada ao slalom do snowboard, com um percurso de 510 metros de comprimento e uma descida de 155 metros. O evento usará o estilo usual de competição de eliminação Dual Slalom, com os pilotos progredindo das rodadas eliminatórias até a final.
As bikes de downhill têm sido recomendadas como opções, embora não haja nenhuma restrição sobre o que os ciclistas desejam usar na disputa. As regras determinam que a mesma bicicleta deve ser usada no Super-G e no Dual Slalom, portanto, os pilotos precisarão escolher sabiamente para ter um bom desempenho em ambas as modalidades, sem poder trocar. Pneus com tirestuds, pequenos pregos metálicos afincados, serão permitidos, sendo estes regulados com base nas condições da pista.
"Veremos algo totalmente novo no mundo do ciclismo. É uma questão de técnica, análise da neve, reflexão e estratégia. Vai ser incrível", disse Cédric Gracia, embaixador do Campeonato Mundial de Snow Bike da UCI de 2024. "Este evento vai elevar o perfil das bikes de neve e construir a sua reputação graças à jersey de Campeão do Mundo UCI. A competição será dura. O vencedor do Super-G não vencerá necessariamente o slalom, que é um pouco mais lento, mas muito técnico. Correr dois de cada vez pode ser desestabilizador, com pressão até o fim. Para os espectadores será um verdadeiro espetáculo", disse o campeão francês de snowbike Pierre Thévenard.
Para quem quiser conferir o primeiro Campeonato Mundial de Snow Bike, as corridas acontecerão nos dias 10 e 11 de fevereiro.
- Sábado, 10 de fevereiro: Super-G Feminino e Super-G Masculino (a partir das 6h30 Hora de Brasília)
- Domingo, 11 de fevereiro: slalom duplo (a partir das 5h00 Hora de Brasília.
Não há informações se o evento será transmitido para o Brasil nem se algum brasileiro disputará o campeonato.
A UCI disponibilizou um guia técnico do Campeonato Mundial de Snow Bike para mais detalhes da competição.
Comments